• Luiza Frazão

Maia, Rainha de Maio


Maia, Deusa da primavera fértil de Beltane, continua a dispensar-nos as Suas graças no Templo de Óbidos. Esta Sua representação foi criada em 2019 pelas Sacerdotisas do Jardim das Hespérides em formação na primeira Espiral desse ano, sob a orientação da artesã Cristina Monteiro, e apresentada na primeira Conferência da Deusa portuguesa. A bailarina Ana Bergano dançou com Maia, como fariam as antigas Sacerdotisas deste território nas bênçãos das searas, que aconteciam em ambiente de romaria na grande festa da quinta-feira do Dia da Espiga. Maia era deixada no campo como guardiã e protectora, ajudando a cultura dos cereais a chegar a bom termo. Essa introdução de Maia na Conferência, em Sintra, na manhã do primeiro dia foi uma epifania. O impacto foi tão sentido que uma réplica da imagem da Deusa acabou sendo oferecida pelo mesmo grupo de alunas ao Templo da Deusa de Glastonbury.


Ficou estabelecido na altura que esta seria uma imagem itinerante da Deusa Maia, que percorreria os Templos da Deusa criados no território dentro desta mesma energia, e assim foi que Maia passou uns três anos entre o Templo d'Euphemia, em Azeitão, e o Templo da Deusa dedicado a Quitéria, em Pombeiro da Beira.



Maia é o caso da tradição duma antiga representação, e culto da Deusa que nunca se perdeu. A Ela é dedicada a Festa das Maias, a celebração da Senhora das Flores de Beltane, e acaba também por estar assimilada à representação da própria Senhora do Verão, a face jovem que sucede à Anciã do Inverno, a outra face da nossa Deusa dupla, central no nosso território.

A Sua bela energia alegre, festiva e protectora passou a fazer parte do cenário da Conferência da Deusa e das nossas celebrações de Maio. Dispensadora de mil bênçãos de Paz, de Alegria, Saúde, Amor, Fartura e Abundância, gratidão, querida Maia, por teres-Te feito reconhecer como a Deusa que és, possivelmente trazida até aqui pelo povo romano e tornada Senhora também deste território, gratidão por teres encontrado o Teu caminho de regresso aos corações e às vidas de todas e de todos nós. Abençoada!


Maio de 2022

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo